Revista DeFato - Itabira/MG - Unidos compraremos

Unidos compraremos
29/05/2011 07H28
Sites de compras coletivas conquistam os consumidores com ofertas de diversos produtos até 90% mais baratos, além da comodidade de efetuar as transações sem precisar sair de casa. Itabira e outras cidades da região entraram na onda
SÉRGIO SANTIAGO
Todo mundo gosta de aproveitar liquidações, para comprar mais barato. Para quem não abre mão de pesquisar o menor preço, mas também não quer se dar ao trabalho de sair de casa, a internet é uma aliada. Diante de u
m cenário tão importante para o varejo, surgem os sites de compras coletivas, que ganham cada vez mais mercado no Brasil.
Em alguns casos, o desconto pode passar dos 90%. No entanto, é preciso que um número mínimo de clientes efetue a compra, senão a transação não é concluída – daí o conceito de coletividade.
A moda pegou em Itabira e cidades próximas, como Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo, entre outras. Nesses mu
nicípios, atua o site Peixada.com – ou suas franquias – com promoções novas todos os dias. Apesar de o lucro não ser tão significativo, por causa do

s descontos expressivos, os comerciantes estão satisfeitos, principalmente pela divulgação e visibilidade de seus produtos e serviços.
“Quase todos os clientes que compraram por meio do site, não conheciam o meu estabelecimento”, conta José Paulino Alves, dono de um trailer de sanduíches no bairro Esplanada da Estação, o primeiro do ramo, em Itabira, a aderir à proposta.
Paulino detalhou que em apenas dois dias, todas as 200 promoções (um sanduíche e um refrigerante, com desconto de 52%) foram vendidas. Com tanto sucesso, o empresário quer continuar.

Os comerciantes estão felizes, mas os consumidores estão ainda mais. “Simplesmente adoro, pois há promoções nas quais conseguimos até 90% de desconto, inclusive em pacotes aéreos e viagens pelo Brasil, e o melhor: podemos aproveitar todas essas vantagens sem ter que sair de casa, o que é muito conveniente na correria dos dias de hoje”, diz Aline Kelly Jabour, cliente assídua das compras coletivas.
Aline é itabirana e já adquiriu produtos pelos sites Peixada.com e Tacomdesconto.com.br (que não é de compra coletiva, mas divulga promoções). Antes de Itabira entrar para o grupo das cidades brasileiras com esse tipo de serviço, ela já era cliente de sites nacionais, como o Groupon. “Acho a internet um meio mais ágil e cômodo de adquirir algum produto, principalmente os que não existem na cidade”, conclui.
Peixada
Visando à comodidade de se fazer compras sem sair de casa, o Peixada.com, nascido na região do Vale do Aço, entrou no ar em novembro de 2010 e, com apenas cinco meses de operações, cresceu 245%.
O site iniciou suas atividades em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, e hoje atua em Itabira e Dourados (MS), com franquias em Belo Horizonte, Viçosa, Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Joinville (SC). Segundo um dos sócios, Warley Duarte, o investimento inicial foi de cerca de R$ 40 mil. “Todo o nosso faturamento nos primeiros meses foi reinvestido e isso manteve a empresa em desenvolvimento e buscando novos mercados”. A expansão dos negócios com a abertura de 250 franquias em todo Brasil é uma das expectativas para este ano.

Até o Ratinho
O portal Exame divulgou, no final de abril, o mais novo investidor em sites de compras coletivas no Brasil: o apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho. Dono de afiliadas da emissora de Silvio Santos, Ratinho direciona agora investimentos para a internet, de forma a aproveitar o boom do segmento. O alvo do apresentador é a classe C. Chamado de Agrupe, o site foi criado há um ano por estudantes da Universidade de São Paulo (USP).
Com cada vez mais pessoas plugadas à rede, com acesso a cartões de crédito e à procura de descontos, o comércio vive uma nova e importante realidade: uma mistura de atacado e varejo, que faz o ciclo da economia girar ainda mais rápido.